PROCON alerta como se proteger do ‘Golpe do Motoboy’

Todas Notícias

PROCON alerta como se proteger do ‘Golpe do Motoboy’

28/06/2021 | 12:46

PROCON alerta como se proteger do ‘Golpe do Motoboy’

O chamado “golpe do motoboy” não é novidade, no entanto, com o avanço da tecnologia e vazamento de dados dos cidadãos, a prática voltou a ser recorrente. O PROCON da Câmara Municipal de Extrema verificou sua recorrência no município neste primeiro semestre de 2021.

COMO FUNCIONA O GOLPE?

O estelionatário entra em contato com a vítima normalmente através de mensagens SMS, Whatsapp ou ligações telefônicas intitulando-se como funcionário de alguma instituição financeira, “central de monitoramento de cartões” e, por vezes, do Banco Central (BC). As ligações aparentam ser verídicas, possuindo até ramais de atendimento e gravações.

Tentando preocupar ou pressionar o titular do cartão, informam que verificaram atividades suspeitas e fazem o consumidor acreditar que seu cartão foi clonado ou está na iminência de ser. Depois de ludibriar o cidadão, o golpista solicita os dados do cartão e, em seguida, pede para que o quebre como uma garantia de que o mesmo não será utilizado, ou então mandam um motoboy até a residência para retirar as informações e o cartão. No entanto, mesmo com o cartão quebrado, o chip permanece intacto, o que permite que os criminosos façam compras com o cartão.

De acordo com a FEBRABAN, desde o começo da pandemia houve um aumento em 65% dos golpes de falsos motoboys, sendo que 60% dos golpes financeiros são direcionados a idosos. Dessa forma, é importante se lembrar de manter a calma, por mais que a situação pareça ser urgente, e ter em mente que a instituição financeira jamais exigirá seu número de cartão, senha ou demais dados. Caso aconteça, apenas agradeça a ligação e diga que irá entrar em contato com o banco responsável através dos canais oficiais.

ALERTA DO PROCON CÂMARA

A diretora do PROCON do Legislativo de Extrema, Dra. Luisa Ortiz, destacou que, caso a pessoa identifique que sofreu o golpe ou desconfia de algum procedimento, só entrar em contato com o PROCON pelo número (35) 9 9907-3268. Uma equipe de profissionais altamente capacitada poderá dar todo o suporte que o cidadão necessita. Vale lembrar que o PROCON é um órgão criado para proteger o contribuinte, orientando-o em suas reclamações e informando-o sobre a relação de consumo.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail procon@camaraextrema.mg.gov.gr A Casa do Cidadão fica na Rua João Mendes, Nº 67 – Centro. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h (sem intervalos no almoço).