‘Proteja-se dos golpes do PIX’, alerta PROCON Câmara
O PIX – novo meio de pagamento e transferência de valores criado pelo Banco Central – já é uma realidade na vida dos brasileiros. A modalidade veio para facilitar a rotina de transações bancárias e permitir que as ações sejam efetivadas em meros segundos. No entanto, com a facilidade também surgem algumas inseguranças, sobretudo acerca de riscos de fraude. Tais tentativas de golpe normalmente surgem através de mensagens de texto SMS, redes sociais, e-mails e afins, onde os golpistas pedem envios de dados e até mesmo solicitam pagamentos que, podendo confundir o consumidor, acabam sendo pagos indevidamente.
Pensando nisso, o PROCON Legislativo, que funciona na Casa do Cidadão da Câmara de Extrema, separou algumas dicas para se atentar quando for utilizar o serviço. Fique atento:
- Lembre-se que os bancos, muito embora possam entrar em contato com o cidadão através de e-mails, mensagens e redes sociais, jamais irão solicitar o envio de seus dados. As referidas informações somente devem ser preenchidas em sites oficiais, no próprio aplicativo do banco ou para efeito de confirmação de identidade;
- Não clique em links enviados por Whatsapp e semelhantes: esses links enviam o usuário a uma suposta página de cadastramento de chave, que é utilizado pelos golpistas a fim de “roubar” seus dados;
- Tome cuidado com ligações de cobrança: muitas vezes os golpistas se passam por atendentes de serviços de fato contratados pelo consumidor, como telefonia, internet e etc., com o pretexto de atualizar um suposto cadastro, e por vezes até pressionando o cidadão com falsas inscrições em programas de proteção de crédito, como o SPC/Serasa;
- Quando for realizar um pagamento ou uma transferência, fique atento ao código do PIX informado, verifique se os dados da empresa, como nome e CNPJ, estão corretos e batem com a pretensão do valor que você está pagando – um dígito errado pode mudar tudo!
- Nunca passe suas senhas de aplicativos bancários para terceiros. A instituição jamais irá requerer esse tipo de informação e, caso ocorra, entre em contato com a Instituição responsável para se prevenir.
No caso de dúvidas só entrar em contato com o telefone direto do PROCON Câmara pelo número (35) 9 9907-3268. Outras informações podem ser obtidas via e-mail: procon@camaraextrema.mg.gov.br ou pelo telefone (35) 3435-2052.