Vereadores aprovam projeto que autoriza emergencialmente a compra de vacinas da covid-19

Todas Notícias

Vereadores aprovam projeto que autoriza emergencialmente a compra de vacinas da covid-19

12/03/2021 | 17:54

Vereadores aprovam projeto que autoriza emergencialmente a compra de vacinas da covid-19

A preocupação é acelerar a aquisição e imunizar toda a comunidade

Bastante preocupada com o crescimento dos casos de Covid-19 no município, a mesa diretora da Câmara dos Vereadores de Extrema convocou, em caráter de emergência, uma reunião extraordinária para a 16h30 da sexta-feira, 12/3. Esteve na pauta de debate o Projeto de Lei Nº 3.247, Processo Nº 38/2021, que tem como base o protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros para a compra das vacinas de combate da pandemia do novo coronavírus, de insumos e de equipamentos na área da saúde. Todos os vereadores apoiam a causa e aprovaram a proposição. Mesmo sabendo que o processo depende de outras esferas, o Legislativo busca ações para trazer melhoria na qualidade de vida de toda a população.

Segundo os vereadores, acelerar a imunização é salvar vidas: “Queremos a cura para essa doença e que o país possa avançar, retomar a economia e gerar empregos”. O consórcio estabelece ainda que os municípios possam adquirir diretamente dos fabricantes a vacina contra a Covid-19, inserindo o Município no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (CONECTAR), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A proposta prevê a compra de vacinas por Estados e municípios apenas no caso do Governo Federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização, ou caso as doses previstas no plano sejam insuficientes. “Infelizmente vivemos uma fase crítica da pandemia. O poder público precisa tomar atitudes urgentes que batam de frente contra o coronavírus. É mais que uma obrigação política: é uma questão de vida”, destacou os membros da mesa diretora.

A participação de Extrema no CONECTAR, bem como o incentivo às políticas de saúde que versam o enfrentamento da Covid-19 pode agilizar a vacinação no município e facilitar o atendimento de eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos necessários aos serviços públicos de saúde.