GOLPE DO IPVA 2025: CRIMINOSOS OFERECEM DESCONTO EM LINK FALSO
Com a chegada do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025, golpistas têm intensificado ações fraudulentas para enganar contribuintes. As fraudes geralmente envolvem o envio de mensagens SMS ou e-mails contendo links para sites falsos que prometem descontos significativos no pagamento do imposto.
Os criminosos enviam mensagens oferecendo descontos de até 45% no pagamento do IPVA. Ao clicar no link fornecido, o contribuinte é direcionado a um site que simula a consulta de débitos do veículo. Após inserir dados como a placa do veículo e CPF, o site exibe informações reais do automóvel, criando uma falsa sensação de segurança. Na etapa final, é gerado um QR Code para pagamento via Pix, que direciona o valor para contas controladas pelos golpistas.
“Além de mensagens SMS, há registros de golpes por e-mail e até correspondências físicas contendo boletos falsos. Os sites fraudulentos frequentemente utilizam domínios ‘.org’ e apresentam layouts semelhantes aos de órgãos oficiais, aumentando a credibilidade da fraude. A dica é desconfiar do descontos elevados (que são indicativos de golpe), verificar a autenticidade dos sites e evitar clicar em links de mensagens. Também é fundamental consultar fontes oficiais utilizando os links do estado para obter informações sobre o IPVA.”, explicou a gerente do Procon da Câmara de Extrema, Dra. Luísa Pereira Tesser Ortiz.
Mesmo com a emissão de boletins da Receita Estadual e do Procon, por exemplo, as fraudes acontecem com frequência devido à falta de atenção e correria do dia a dia. “A atenção aos detalhes e a desconfiança de ofertas vantajosas são fundamentais para evitar cair em golpes. Sempre utilize os canais oficiais para efetuar pagamentos e, em caso de dúvida, entre em contato com os órgãos responsáveis pelo tributo.”, reiterou Luísa.
Como se proteger
Para evitar cair no golpe, a Kaspersky (líder internacional em tecnologia no desenvolvimento de software de segurança cibernética) recomenda aos contribuintes desconsiderar ofertas que parecem boas demais, pois descontos significativos e inesperados são um sinal de alerta. É importante verificar cuidadosamente os links antes de clicar e nunca inserir informações pessoais em sites suspeitos. Além disso, evite fornecer dados pessoais e financeiros em páginas desconhecidas ou não verificadas. “Manter o antivírus atualizado ajuda a identificar links maliciosos e sites falsos. Por fim, o motorista precisa se manter informado sobre as táticas de phishing para reconhecê-las e evitar compartilhar mensagens suspeitas para não espalhar possíveis golpes.”, lembrou a gerente do Procon.